terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bolo de Aniversário de Chocolate com Morangos

Ando meio sem tempo de atualizar, tenho feito bastante coisa legal primeiro vou começar falando do bolo que fiz no aiversário da minha irmã, não sou muito boa com bolos mas modestia a parte esse eu caprichei e todos gostaram no começo achei que não ia dar certo mas acabou dando e alem de gostoso ficou lindo.
Adaptei uma receita que achei num site fiz 2 receitas dessa e coloquei brigadeiro entre eles para o recheio.

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros




  • 2 xícaras (chá) de açúcar




  • 2 ½ copo de farinha de trigo




  • 1 copo de leite




  • 3 colheres (sopa bem cheia) de margarina




  • 4 colheres (café) de pó royal




  • 4 colheres (sopa) chocolate em pó(chocolate mesmo)




  • 1 colher chá de bicarbonato de sódio




  • Modo de Preparo
    1. Na batedeira bata as claras em neve, junte o açúcar e bata maia um pouco
    2. Coloque gemas, o trigo, o leite, a margarina ,o chocolate e o bicarbonato
    3. Bata bem
    4. Por último acrescente o fermento batendo na velocidade mínima por 30 segundos
    5. Assar em forno médio por 40 minutos ou até dourar
    6. Deixe esfriar, corte ao meio e recheie
    Para a cobertura usei chantilly em pó ai adicionei o leite com chocolate e raspas de chocolate meio amargo nas laterais na parte de cima derreti em banho maria uma cobertura especial para bolos e decorei com morangos.

    quinta-feira, 9 de setembro de 2010

    Macaxeira, Mandioca ou Aipim?!?!?

    Vou começar falando da minha admiração por essa raíz, praticamente tudo feito de mandioca eu gosto e olhe que dá pra fazer bastante coisa com ela : mandioca frita, cozida, bolos, pudim, bolinhos, farinha, nhoque, sopas, bobós... e acreditem ou não até brigadeiro. Além da infinidade de receitas em que se pode utiliza-lá também gosto bastante do preço(pelo menos aqui no Nordeste) encontro nas feiras livres por apenas R$0,70kg.
    Hoje fiz uma receita em que fui apresentada a primeira vez em um Restaurante de comidas típicas, eu simplesmente ameiiii e lógico quis experimentar em casa, eu não sabia a receita do tal restaurante e fiz guiada pelo meu paladar abaixo segue a receita e logo mais os comentários da mesma ;)

    Sopa de Mandioca

    Ingredientes
    1kg de mandioca cozida
    3 colheres leite em pó
    300g de carne seca(charque)
    200g de queijo coalho
    3 alhos
    2 colher(sopa) manteiga

    Modo de Fazer
    Bata no liquidificador a mandioca com a água do cozimento e o leite em pó ate formar um creme.
    Cozinhe na panela de pressão a carne seca e desfie, refogue com a manteiga ate dá uma secadinha na carne depois coloque o alho e refogue mais um pouco e adicione o creme da mandioca com o fogo baixo deixe ferver caso adicione mais água e por ultimo quando estiver bem quente coloque o queijo coalho cortado em cubinhos. Sirva com queijo parmesão ralado em cima.

    Sou meio suspeita para falar mas ficou simplismente divinoooooo, minha irmã(cobaia) falou que exagerei no alho mas como sou louca por alho o que já era bom ficou melhor ainda kkkkkkkkkkkkkk, na receita diminui o alho.
    Faltam menos de 15 dias para o aniversário da minha irmã já tenho algumas idéias, tou planejando a surpresa que mais na frente posto o que é o almoço com a família e a noite uma uma festinha com as amigas. O cardápio já tenho quase tudo em mente só falta colocar em prática e torcer para que dê tudo certo ;)

    terça-feira, 7 de setembro de 2010

    Molho Pesto!

    Conheci esse molho a pouco tempo atrás e fiquei bastante supresa com o sabor e a versátilidade que ele possue, são várias combinações em que você pode usá-lo: massas, lasanhas, carnes, aves, peixes... é só usar a imaginação.
    Ele é muito simples com 5 minutos está pronto e os ingredientes são fáceis de encontrar.
    Vamos a receita:


    Molho Pesto

    Ingredientes:
    4 dentes de alho
    1 colher (chá) de sal
    1 xícara (chá) de manjericão fresco
    3 colheres (chá) de pinoli ou de nozes (sem casca)
    100 g de queijo peccorino ou de parmesão ralado
    1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
    pimenta-do-reino a gosto

    Modo de Preparo:
    1. Com a ajuda de uma faca, descasque os dentes de alho. Passe pelo espremedor e coloque a pasta de alho numa tigela. Acrescente 1 colher (chá) de sal e misture muito bem.
    2. No processador de alimentos ou com um pilão, triture os pinoli ou as nozes. Em seguida, junte os pinoli ou as nozes à pasta de alho e sal e misture bem.
    3. Sob água corrente, lave muito bem as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com uma faca afiada, pique fino o manjericão. A seguir, acrescente as folhas picadas à mistura de alho e pinoli (ou nozes). Misture bem.
    4. Por último, junte o queijo e o azeite e misture muito bem até obter uma pasta homogênea. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e sirva a seguir. Se quiser armazenar, transfira para um pote de vidro esterilizado e mantenha em geladeira.

    segunda-feira, 6 de setembro de 2010

    Hoje é dia de Pizzaaaaa!!!!

    Para começar o plano da pizza totalmente feita em casa comecei pelo molho de tomate um dia antes, então vamos começar sem muita conversa eis a receita que usei:


    Molho de Tomate Caseiro


    Ingredientes:
    4 tomates bem maduros(de preferencia italiano)
    4 colheres de azeite extra virgem
    1 cebola pequena
    2 dentes de alho
    1 bouquet garni (O bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas)
    meia cenoura
    sal a gosto

    Modo de Fazer
    Para começar lave bem os tomates em água corrente se possível deixe de molho em 2 litros de agua com 1 colher de chá de água sanitaria por pelo menos 1 hora depois lave bem novamente em água corrente esse procedimentos é para ajudar a tirar o máximo possivel de resíduos do agrotóxicos, depois tire o olhinho do tomate e com ajuda de uma faca faça um x na parte de baixo do tomate, coloque 1 litro de água para ferver assim que ferver coloque os tomates deixe de 2 a 3 minutos e coloque embaixo da torneira o choque térmico ajuda a retirar a pele. Retire toda a pele e sementes,reserve e corte o tomate em cubos.
    Corte a cebola bem picadinha refogue no azeite a cebola e o alho que deve estar picado grosseiramente em seguida coloco os tomates em cubinhos ,a cenoura(o truque para tirar a acidez do molho algumas pessoas usam açúcar) , o bouquet garni( usei alecrim e manjericão apenas) e uma pitada de sal a gosto.Bata a casca e a semente no liquidificador  passe no coador e coloco no molho. De preferencia use uma panela grossa e deixe em fogo mínimo possível sempre mechendo nunca deixe secar coloque um pouco de agua caso aconteça. Leva em torno de 1hora para ficar no ponto. Na geladeira dura 3 a 4 dias no congelador 2 meses. Use em pizza, massas e lazanhas.


    Pesquisei muitooo antes de preparar a massa porque nunca tinha feito antes e queria que saisse perfeito procurei uma receita básica italiana achei muitas variações com ovos, manteiga, margarina, leite, cerveja, pinga mas adaptei tudo o que vi e elaborei uma receita para testar.

    Massa Pizza Caseira



    Ingredientes:
    1/5 kg de farinha de trigo
    1 sachê de fermento biológico seco instantaneo(10g)
    200ml de água morna
    5 a 6 colheres de azeite extra virgem
    1 colher de açúçar
    1 colher de sal
    obs: queria testar com pinga mas como não tinha vou deixar pra proxima vez, vi que deixa a massa sequinha

    Faça uma esponja num recipiente com a água o fermento e o açúcar cubra e deixe descançar por pelo menos 10 a 15 minutos. Num recipiente grande coloque a farinha faça um buraco e coloque a esponja, o sal e o azeite misture bem e começe a sovar. Sove muitoooo bem o máximo que puder, faça 3 bolas e deixe descaçar por no máximo 1 hora  depois disso abra a massa e pré-asse em forno médio antes de colocar o recheio.

    Como a receita da minha massa deu para 3 bolinhas de pizza de tamanho médio, hoje experimentei só uma e pré-assia as outras massas e congelei, o rechei escolhido hoje foi metade Marguerita e a outra metade era pra ser calabresa mas fiz uma adaptaçao com o que tinha na geladeira(salame) e ficou boa mas minha irmã e eu acabamos gostando mais da Marguerita.

    Recheio pizza Marguerita
    200g Mussarela
    3 colheres cheias de molho de tomate
    rodelas de tomate
    Folhas frescas de manjericão
    azeite extra virgem

    A montagem é bem simples um pouco de azeite o molho, acrescente o queijo, tomate, folhas de manjericão e leve ao forno pré aquecido até o queijo derreter.
    Como infelizmente não tenho forno a lenha pré assei a massa antes de por o recheio que indico fazer pois você corre o risco da massa ficar crua ou tentar assar a massa e o recheio nao ficar legal. Bon appetito!


    domingo, 5 de setembro de 2010

    Julie & Julia



    Hoje assisti um filme bem legal sobre esse mundo da culinária peguei a dica em um blog que sou seguidora, o filme é baseado em 2 historias reais, descreve eventos da Chef Julia Child no começo da sua carreria na área da culinária, contrastando sua vida com a de Julie Powell tem como meta cozinhar 524 receitas do livro de receitas de Julia Child em somente 1 ano, um desafio que ela descreve em seu blog o que faz torná-la popular.
    Gostei do filme bem legal mas eu esperava mais acho que a pessoa que estiver assistindo o filme não gostar de culinária provavelmente não irá gostar muito do filme, eu pessoalmente encararia um desafio desse tou quase chegando lá só que experimento umas 3 a cada final de semana e escolho aleátoriamente as receitas não sigo nenhum livro ou coisa assim, mas seria uma experiencia bem legal, quem sabe não me empolgo mais na frente, me identifiquei bastante pela questão do blog apesar de não gostar muito de escrever, eu só resolvi criar meu blog pra registrar minhas experiencias com a cozinha pra algum dia quando voltar a fazer relembrar ou até mesmo usar esse espaço para um desabafo pessoal.


    sábado, 4 de setembro de 2010

    Fondue!

    Sábado a noite de um final de semana com feriado na terça-feira a melhor pedida seria uma praia, mas na minha cidade o dia hoje foi de chuvaaaaa e tá um fresquinho gostoso que so pede sofá ou cama e TV pra gente aqui que tá acostumado com calorrrzão bastou uma chuvinha pra refrescar já achamos que tá frio e no que penso logo nesses dias de "frio" heim??? rsrs Um dos meus pratos preferidos como sou louca por queijos me rendi ao prazer de um bom fondue não akeles que já vem prontos(odeio comida pronta só em extrema necessidade), aproveitando vou postar aqui a receita da minha primeira receita de Founde de Queijo e claro sem deixar a sobremesa de fora o Fondue de Chocolate.


    Ingredientes
    200g de queijo gruyère
    300g de queijo estepe ou emmental
    1 dente de alho
    1 pitada de nozmoscada
    1 colher de sopa de amido de milho
    1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)
    3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

    Modo De Preparo
    Rale os queijos no ralador ou processador
    Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque
    Adicione a noz-moscada a este líquido
    Passe o alho nos lados e fundo da panela
    Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo
    Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura
    Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura
    Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo.

    sexta-feira, 3 de setembro de 2010

    Pudim de Tapioca com Calda de Caramelo

    Preparei hoje minha sobremesa do final de semana o Pudim de Tapioca, achei num site muito legal de receitas bem chiques de restaurantes, a receita é muito fácil pra quem já está acostumada a fazer pudim, quem nunca fez um precisará de umas dicas básicas.


    Pudim de tapioca com calda de caramelo

    Fonte
    Morena Leite - chef do restaurante Capim Santo
    Tempo de Preparo
    Médio - 2 horas
    Rendimento
    10 porções
    Dificuldade de preparo
    Fácil
    Custo aproximado
    Médio







    Ingredientes

    Para o pudim:
    1 litro de leite de coco
    50 g de coco ralado
    250 g de tapioca
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    500 ml leite
    5 ovos inteiros

    Para o caramelo
    500 g de açúcar
    1 litro de água

    Modo de preparo

    Numa tigela, coloque o leite de coco, o leite, a tapioca e o coco ralado.
    Deixe descansar, por cerca de 30 minutos, ou até a tapioca absorver todo o líquido.
    Prepare o caramelo: coloque o açúcar e a água numa panela, misturando até o açúcar dissolver. Leve a panela ao fogo e deixe, por aproximadamente 10 minutos, sem mexer.
    Desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom. Utilizando as costas de uma colher, espalhe o caramelo numa forma de pudim com buraco no meio.
    Bata no liquidificador os ovos, o creme de leite, e o leite condensado. Junte à mistura de tapioca reservada.
    Despeje tudo na forma de pudim previamente caramelizada e cubra com papel-alumínio.
    Leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente 1 hora. Abra o forno, retire o papel-alumínio e espete um palito no pudim. Se o palito sair seco, o pudim já está pronto.
    Deixe esfriar, desenforme-o e leve à geladeira.
    Fonte: http://basilico.uol.com.br/191-receitas-PUDIM-DE-TAPIOCA-COM-CALDA-DE-CARAMELO


    Bom já fiz e já experimentei o pudim, fiz metade da receita e usei uma forma de furo no meio o tamanho da minha é pequena e encheu toda até o topo, a parte da mistura dos ingredientes é bem clara, rápida e simples já a parte da calda é um poquinho mais demorada a minha levou cerca de meia hora para ficar no ponto certo. Assei em fogo médio o que não informa na receita levei aproximadamente 1h para assar como na receita. Desenformei e comi ainda morno não resiti!!
    Ele não é doce o que adoça o pudim é a calda o pudim é meio aguadinha e olhe que coloquei um pouco de açúcar no leite ja que notei que vai pouco leite condensado, mas dá uma sensação muito boa achei extremamente bom!!! Abaixo apreciem a foto do meu PUDIM! Fica a dica para quem quiser fazer uma decoração guadem um pouquinho do coco ralado(esqueci de guardar) e quem tiver coloquem umas folhinhas de hortelã.

    quinta-feira, 2 de setembro de 2010

    Pettit Gateau


    Sempre tive a ilusão de que o Pettit Gateau que comia nos restaurantes fosse uma receita bem elaborada que só fosse possível ser feita por profissionais, nunca imaginei que fosse tão fácil e simples. Pesquisando muito algumas receitas escolhi uma para minha primeira experiência.
    Como eu, acredito que a maioria das pessoas achem que essa sobremesa seja de origem Francesa, nas minhas pesquisas da receita descobri a origem real. Petit gâteau (pronuncia-se petí gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990e chegou ao Brasil em 1996.
    A denominação “petit gâteau” é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer “pequeno bolo” e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é absolutamente desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
    Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.

    Segue a receita que experimentei, fiz em forminhas de empada como ainda não tenho as formas do bolo, tem que ficar bastante atenta ao ponto da receita o meio do bolinho que deve estar molinho e as bordas assadas. Quando for fazer a primeira vez experimento só com 1 bolinho para testar e se acostumar.

    Receita:


    - 2 ovos inteiros
    - 200 g de chocolate meio amargo
    - 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
    - 3 colheres de sopa de açúcar
    - 2 colheres de sopa de farinha de trigo
    - 2 gemas (clique aqui para ver como separar a gema da clara)Modo de preparo:

    Primeiro de tudo pré aqueça seu forno na temperatura máxima o normal é 280°C.
    Agora eu vou derreter o chocolate com as duas colheres de manteiga e você pode fazer isso de 2 jeitos, o primeiro e colocando no microondas, muito fácil e rápido, quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque com a manteiga em um prato e coloque no microondas por 30 segundos , mexa bem , coloque mais um pouco e vá mexendo até que esteja completamente derretido, outra maneira e em banho maria.
    Para fazer o banho maria coloque uma panela de água no fogo e arranje outro recipiente para colocar por cima, pode ser outra panela menor, algumas dicas importantes, a panela ou recipiente não pode encostar na água. E muito cuidado para que não caia nem uma gota de água no chocolate ou ele não vai derreter mais.
    Bata os 2 ovos e 2 gemas com o açúcar até formar uma espuma bem leve. Acrescente o chocolate e mexa até dissolver, quando for entrar com a farinha, uma pequena dica, pegue um pouco da mistura e coloque junto com a farinha, mexa ate virar uma massinha e encorpore na mistura desse jeito você não fica com pelotinhas chatas de farinha na massa.
    Para as forminhas, você pode usar qualquer tipo de forma de empada, forminhas de silicone, ou alguma outra que tiver em casa.
    Unte as formas primeiro com óleo e farinha, e coloque uma rodelinha de papel manteiga no fundo da forma para evitar mais ainda do petit gateau grudar.
    Agora encha as forminhas até a metade e coloque no forno por 5 a 10 minutos dependendo da temperatura.
    Para saber se ele está pronto, deve estar molinho no meio e duro nas bordas.
    Deixe descansar por 2 minutinhos, passe uma faca com cuidado em volta, desenforme em um prato e sirva.

    Fonte: http://thiagosodre.com.br/post/petit-gateau/

    terça-feira, 31 de agosto de 2010

    Menu do Final de Semanda

    Mal estamos no meio da semana e já estou pensando nos pratos que irei preparar no final de semana. Comecei pela sobremesa que ja está escolhinda "Pudim de Tapioca" achei a receita um espetáculo e quase impossível não ficar bom. Como escolho o que vem na minha cabeça o prato especial do final de semana, me veio a cabeça Pizza mas quero preparar desde a massa até o molho tudo feito em casa. Ainda estou na dúvida porque não tenho rolo para esticar a massa, mas amanhã já vou em busca dela se conseguir já está certo tudo acabar em pizza no meu feriado, quem sabe não faço um sabor diferente para cada dia e na volta do feriado podem me empurrar porque não vou estar mais andando e sim rolando. hahahaha.
    Aguardem as receitas quando experimentar tudo preparo um Post bem legal. Enquanto isso vou escolher algum "Menu do Final de Semana" antigo para postar com receita e contados em detalhes.

    Paixão pela Cozinha

    Para inaugurar o blog gostaria de começar falando dessa palavra "cozinha" que é onde a mágica acontece da mais simples a mais sofisticada são onde começam os casos de amor pelo ato de cozinhar. Poder despertar sensações e bons momentos nas pessoas por meio dos pratos que prepara são momentos de realizão para quem está cozinhando. Com esse breve Post tento demonstrar em palavras o que sinto pela culinária. Criei esse blog para registrar minhas historias, compartilhar receitar e experiências.