quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pettit Gateau


Sempre tive a ilusão de que o Pettit Gateau que comia nos restaurantes fosse uma receita bem elaborada que só fosse possível ser feita por profissionais, nunca imaginei que fosse tão fácil e simples. Pesquisando muito algumas receitas escolhi uma para minha primeira experiência.
Como eu, acredito que a maioria das pessoas achem que essa sobremesa seja de origem Francesa, nas minhas pesquisas da receita descobri a origem real. Petit gâteau (pronuncia-se petí gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990e chegou ao Brasil em 1996.
A denominação “petit gâteau” é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer “pequeno bolo” e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é absolutamente desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.

Segue a receita que experimentei, fiz em forminhas de empada como ainda não tenho as formas do bolo, tem que ficar bastante atenta ao ponto da receita o meio do bolinho que deve estar molinho e as bordas assadas. Quando for fazer a primeira vez experimento só com 1 bolinho para testar e se acostumar.

Receita:


- 2 ovos inteiros
- 200 g de chocolate meio amargo
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 gemas (clique aqui para ver como separar a gema da clara)Modo de preparo:

Primeiro de tudo pré aqueça seu forno na temperatura máxima o normal é 280°C.
Agora eu vou derreter o chocolate com as duas colheres de manteiga e você pode fazer isso de 2 jeitos, o primeiro e colocando no microondas, muito fácil e rápido, quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque com a manteiga em um prato e coloque no microondas por 30 segundos , mexa bem , coloque mais um pouco e vá mexendo até que esteja completamente derretido, outra maneira e em banho maria.
Para fazer o banho maria coloque uma panela de água no fogo e arranje outro recipiente para colocar por cima, pode ser outra panela menor, algumas dicas importantes, a panela ou recipiente não pode encostar na água. E muito cuidado para que não caia nem uma gota de água no chocolate ou ele não vai derreter mais.
Bata os 2 ovos e 2 gemas com o açúcar até formar uma espuma bem leve. Acrescente o chocolate e mexa até dissolver, quando for entrar com a farinha, uma pequena dica, pegue um pouco da mistura e coloque junto com a farinha, mexa ate virar uma massinha e encorpore na mistura desse jeito você não fica com pelotinhas chatas de farinha na massa.
Para as forminhas, você pode usar qualquer tipo de forma de empada, forminhas de silicone, ou alguma outra que tiver em casa.
Unte as formas primeiro com óleo e farinha, e coloque uma rodelinha de papel manteiga no fundo da forma para evitar mais ainda do petit gateau grudar.
Agora encha as forminhas até a metade e coloque no forno por 5 a 10 minutos dependendo da temperatura.
Para saber se ele está pronto, deve estar molinho no meio e duro nas bordas.
Deixe descansar por 2 minutinhos, passe uma faca com cuidado em volta, desenforme em um prato e sirva.

Fonte: http://thiagosodre.com.br/post/petit-gateau/

Nenhum comentário:

Postar um comentário